1ª Formação para Diretores Espirituais do Encontro de Casais com Cristo do Regional Sul 1

“Permanecer firmes no caminho da fé, com segura esperança no Senhor. Aqui está o segredo do nosso caminho!” (Papa Francisco)

Nos dias 9 e 10 de maio no Seminário Santo Antônio, na cidade de Agudos, Diocese de Bauru – SP, o Conselho Regional Sul 1 realizou a 1ª Formação para Diretores Espirituais do Encontro de Casais com Cristo, com a participação de 66 sacerdotes representando 28 das 39 dioceses do estado de São Paulo onde o ECC está implantado.

Em clima de muita alegria, Dom Caetano Ferrari, bispo diocesano de Bauru, e Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Assistente Eclesiástico Nacional do Encontro de Casais com Cristo, acolheram a todos, desejando um encontro com muitas bênçãos e graças. Participaram também da formação o casal Pedro e Edna, da Secretaria Nacional do ECC e o Casal Regional Carlos e Andréa.

Dom Benedito falou sobre “Objetivos Pastorais do ECC”, apresentando o serviço-escola ECC, suas etapas e finalidades e comentou sobre a importância da obediência ao Documento Nacional.

Em sua palestra “Atribuições do Diretor Espiritual”, Monsenhor Almir, Diretor Espiritual do Regional Sul 1, ressaltou a importância do Diretor Espiritual como mola mestra do serviço ECC na paróquia. Lembrou aos senhores padres que, conforme o Documento Nacional, o Diretor Espiritual é uma função desempenhada pelo pároco, ou por sacerdote da paróquia por ele designado, e comentou sobre as atribuições específicas desta função.

Edna, da Secretaria Nacional e Andréa do Regional Sul 1 falaram sobre “Equipe Dirigente de 1ª Etapa”. Iniciando com a composição do Conselho Diocesano e Conselho Setorial, falaram das funções específicas da Equipe Dirigente de 1ª Etapa: Diretor Espiritual (citada por Monsenhor Almir), Casais: Fichas, Montagem, Palestra, Finanças e Pós-encontro.

Foram realizados grupos de estudo abordando os assuntos apresentados, cuja partilha dos resultados foi bastante enriquecedora a todos.

Como primeira, esta formação para diretores espirituais foi bastante proveitosa, com testemunhos até por parte dos próprios sacerdotes presentes. Nosso carinho e gratidão a todos os participantes, assim como às pessoas que se dedicaram, sem medir esforços, para que tudo acontecesse da melhor forma possível. Que Deus os abençoe!

Que o Espírito Santo nos conduza! ”

formacao-diretores-sul1-1

formacao-diretores-sul1-2

formacao-diretores-sul1-3Dom Caetano (Acima) em acolhida e Dom Benedito (abaixo) em uma de suas palestras

formacao-diretores-sul1-5

formacao-diretores-sul1-4

  formacao-diretores-sul1-6Casal Pedro e Edna em acolhida pela Secretaria Nacional

formacao-diretores-sul1-7Um dos círculos de estudo (Acima) e conclusão do estudo (abaixo)

formacao-diretores-sul1-8

formacao-diretores-sul1-9

formacao-diretores-sul1-10

2 comentários em “1ª Formação para Diretores Espirituais do Encontro de Casais com Cristo do Regional Sul 1

  • 30 de junho de 2016 em 21:48
    Permalink

    Tive a honra e o prazer de participar do ECC na minha paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Conceição do Araguaia PA, pra mim foi um dos momentos mais marcantes da minha vida, esse encontro transformou minha vida e meu relacionamento com Deus e com minha família! Sempre encontrando nosso irmão! Amém!

    Resposta
  • 1 de julho de 2016 em 11:58
    Permalink

    A formação para nossos casais é muito importante, mais ainda para nossos diretores espirituais. Sabemos das dificuldades de calendário de nossos Padres, mas essa formação promovida no Regional Sul 1, mostra que é possível reunir um bom número de diretores espirituais que certamente, depois da experiência vivida na formação, serão irradiadores dos conhecimentos adquiridos, sendo multiplicadores em suas (arqui)dioceses. Parabéns ao Regional Sul 1 pela iniciativa, pois o ECC precisa do apoio e participação ativa de nossos Padres e Bispos.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
54 ⁄ 27 =