XVIII CONGRESSO DA REGIÃO NORTE DO ECC


Nos dias 01, 02 e 03 de agosto de 2025, a Arquidiocese de Belém do Pará teve a graça de sediar o XVIII Congresso da Região Norte do ECC com o TEMA: Família: Berço de Santidade e Formação Integral e com o LEMA: “Avancem para águas mais profundas”, o qual foi realizado nas dependências da Universidade da Amazônia – UNAMA, no município de Ananindeua/PA que, sem medir esforços, gentilmente, através da reitora Maria Betânia, nos foi concedido o espaço para que o mesmo acontecesse.

Foram meses e meses de entrega total por parte dos organizadores e das equipes de trabalho que, movidos pela ação do Espírito Santo e pela vontade de querer servir ao Senhor, deram o testemunho do que é ser verdadeiros cristãos, centrados na unidade, na harmonia, na alegria e na força do amor, fazendo acontecer um maravilhoso congresso, onde todos, independentemente de suas funções, tiveram a oportunidade de partilhar, assim como também vivenciar, momentos agradáveis e emocionantes que tocaram o coração e a alma.

Tivemos doze painéis, os quais foram inspirados pelo LEMA “Avancem para águas mais profundas”, abordando dimensões essenciais da vivência cristã em nossas famílias, comunidades e na sociedade. Foram preparados com zelo pastoral, fundamentados no Magistério da Igreja, na Sagrada Escritura e na experiência concreta das nossas comunidades.

Também foram proferidas cinco palestras, dentre elas as que se referiam aos conteúdos de primeira, segunda e terceira etapas, que foram proferidas pelos regionais Norte I, Norte III e Noroeste, trabalhando os temas Jesus chama e envia”, Maria obediente a Palavra e São José na questão da dignidade e justiça”, respectivamente. Foram momentos únicos, momentos que marcaram e que serão lembrados por muito tempo ou para o resto da vida, pois, os assuntos abordados reacenderam ainda mais a vontade de ir para águas mais profundas nos dando a certeza de que somos capazes de transformar o mundo para melhor, com nossas missões evangelizadoras através desse serviço que tanto amamos, que é o ECC.

Temos a certeza de que os desafios são grandes, mas Deus nos diz: Coragem, eu Venci o Mundo”. (João 16, 33). E foi com essa coragem, com essa força de fé e ouvindo sua voz que tudo foi possível e tudo saiu de acordo como Ele quis.

Esse grandioso evento foi, acima de tudo, um testemunho vivo da ação evangelizadora que o ECC nos propõe e nos estimula, assim como também, foi um testemunho vivo da ação do Espírito Santo que nos impulsionou ao serviço pelo bem e pelo amor ao próximo.

Foi, também, um evento de grande importância para a Igreja na Região Norte, pois reuniu casais das Regiões Norte I, Norte II, Norte III e Noroeste, e contou com a presença da Secretaria Nacional do ECC, representada por Dom Adair Guimarães, além de casais secretários, assim como também contou com a presença de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo da Arquidiocese de Belém e de Dom Júlio Endi, Arcebispo coadjutor, e de outros bispos, padres e diáconos da Região Norte.

Também foi um momento muito especial para a Arquidiocese de Belém, pois durante a realização desse evento foi celebrado o jubileu de ouro (50 anos) do ECC em Belém, que foi trazido pelo padre Giovanni In Campo, em 1975, quando era pároco da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.

Além de sua importância espiritual, o referido Congresso também ecoou valores fundamentais de cuidado e responsabilidade para com o meio ambiente e a criação, que são temas centrais da Encíclica “Laudato Si”, do Papa Francisco, em sintonia com a “COP 30”, Conferência das Nações Unidas, sobre mudanças climáticas, a ser realizada em Belém, em novembro de 2025, reforçando o compromisso de nossas famílias em promover o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente e o cuidado com o planeta, em um contexto de justiça social e solidariedade com as gerações futuras.

 

Ananindeua, 17 de setembro de 2025

 

Comissão Organizadora do XVIII Congresso Regional Norte do ECC

 

Pe. Gelcimar Sousa Santos

Diretor Espiritual do Congresso da Região Norte II – “Pará e Amapá”

 

Diácono José Neves de Assis Laranjeira e Alice do Socorro Vales Laranjeira

Casal Coordenador Geral do Congresso

Entrada do local da realização do XVIII Congresso da Região Norte

Dom JÚLIO ENDI AKAMINE Arcebispo da Arquidiocese de Belém do Pará. Palestra da Abertura Oficial do Congresso

Dom ADAIR JOSÉ GUIMARÃES, Assistente Eclesiástico Nacional do ECC e Sr. ELDER, responsável pela instituição onde aconteceu o Congresso

Congressistas na Abertura Oficial do Congresso

Diácono JOSÉ LARANJEIRA e ALICE Casal Coordenador Geral do XVIII Congresso da Região Norte, com Bolo em comemoração aos 50 anos do ECC da Arquidiocese de Belém do Pará

Painel da Capela do XVIII Congresso da Região Norte

Decoração do local do Congresso com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré Padroeira do Pará, também chamada "Rainha da Amazônia"

Equipe de Liturgia com os membros da Secretaria Nacional, no auditório onde está exposto o Santíssimo

Dom ADAIR GUIMARÃES, Assistente Eclesiástico Nacional do ECC e Padre GIOVANNI INCAMPO que trouxe o ECC para o Pará, em 1970 – hà 50 anos.

Pe. GELCIMAR SOUSA SANTOS, diretor espiritual Regional Norte II, com os membros da Secretaria Nacional

Dom ADAIR GUIMARÃES com o Grupo da Marujada, folclore Bragantino

Padre GELCIMAR SOUSA SANTOS, diretor Espiritual Regional Norte II adentrando no plenário com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

Coordenadores das EQUIPES DE TRABALHO do XVIII Congresso da Região Norte

Dom Adair, Arcebispo da Arquidiocese de Belém, com padres participantes do Congresso.

Missa de enceramento do congresso.